Rudson
Princípios Básicos de Engenharia Econômica e o Processo de Tomada de Decisões
Passo
Passo 1
1 Leia os Capitulos iniciais do livro de Engenharia Economica-PLT 1.1 Pesquise na biblioteca de sua unidade livros sobre contabilidade e contabilidade de custos.
A)Conceituar os gastos existentes nas empresas
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma empresas arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo e uma despesa.
B)Noções sobre sistema de custeio das empresas
Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão de obra na produção de um bem.
Despesa é tudo aquilo utilizado para gerar uma receita. É necessário ver o perfil de uma empresa, o que é custo numa empresa pode ser despesa na outra. O custo pode abranger matéria-prima, mão de obra, encargos sociais (INSS, FGTS, Férias, 13º salário), combustíveis de máquina de produção, aluguel, seguros do prédio da fábrica, e tudo que está relacionado à produção. O empresário deduz custo do imposto de renda (exceto microempresas cadastradas pelo Simples Nacional).Para calcular o preço final de um produto considera-se o custo, as despesas e a margem de lucro. O material de limpeza para limpar o setor de fabricação é custo, mas para limpar o setor administrativo é despesa.
A despesa está presente nos setores administrativo, financeiro, comercial e marketing. O combustível do carro dos vendedores é despesa, mas o combustível para uma