sistema abc
Sistema ABC: Antes de tudo, o que é o sistema ABC ou custeio baseado nas atividades? Pode-se dizer que se trata de uma técnica de contabilidade analítica que mede o custo das atividades de uma empresa atribuindo este custo ao produto ou serviço ou ainda a outros objetos de custo, ou seja, elementos para os quais convêm conhecer o custo. Assim, o sistema de custeio ABC baseia-se na observação que são as atividades que desencadeiam o consumo de recursos. E estes estão identificados como custos (custo de mão-de-obra, custo dos materiais, custo das mercadorias, etc.) na contabilidade da empresa. As atividades são as ações (produção do produto A, disponibilizar do serviço B, comercialização, marketing, etc.) que toma a empresa para fornecer os seus produtos ou serviços aos clientes. Assim, para cada produto final, pode-se avaliar qual foi o seu custo, nas várias fases da sua produção. Este método é muito útil para estabelecer preços no mercado e também para ver com clareza quais são os maiores centros de proveito da empresa.
Predictive accounting (ou contabilidade provisional): Normalmente, a contabilidade é associada ao registro do que se passou sendo uma fotografia ou um filme do passado, baseado em fatos os mais rigorosos possíveis. A previsão ou projeção, pelo contrário, tenta imaginar como será o futuro. A contabilidade provisional pretende basear-se em fatos concretos, muitas vezes numéricos, para fazer extrapolações para o período ou os períodos seguintes. Apesar de ser uma previsão, mantêm a característica de rigor que devem caracterizar as contas financeiras da empresa.
O que será analisado aqui são os fatores-chave para avaliar se o sistema ABC da empresa está preparado para suportar a técnica de predictive accounting.
Passo 1 - Escolher o nível do detalhe da atividade
Uma das vantagens dos sistemas ABC é que definem as atividades como sendo ou não de alto valor, uma forma simples e relativamente fácil de implementar e de manter. No