a corrosão do carater
Neste breve trecho do livro o autor Richard Sennett aborda sobre a forma como o atual capitalismo flexível vem atuando sobre a vida e caráterdas pessoas, como ele chama de rompimento do caráter.
O capitalismo passou por uma transição durante os dois últimos séculos ( XX e XXI ), antes exigia uma linha dura e contínua dos trabalhadores,hoje aplica-se a palavra flexibilidade, onde pede-se que os trabalhadores sejam mais dinâmicos, atuem em diferentes tarefas, se adaptem a mudanças, e assim a diante, e onde prevalece a satisfaçãoimediata e de curto prazo. Com essas mudanças as regras deixaram de ser explícitas, o novo capitalismo está mascarado pela sua flexibilidade, mas os efeitos dele nas experiências pessoais das pessoasestá marcado nas famílias trabalhadoras e no caráter de cada um.
O autor define caráter como “aspecto a longo prazo de nossa experiência emocional, onde é expresso pela lealdade e o compromisso mútuo,pela busca de metas a longo prazo”. A partir disso se questiona como é possível conciliar esse imediatismo exigido na vida profissional e permanecer os valores e crenças passados de geração e geraçãona vida pessoal e familiar, sendo que lealdade e compromisso mútuo são valores que necessitam de tempo a longo prazo para serem conquistados.
No capítulo o autor aborda esse assunto por meio dahistória de vida de uma pessoa, no livro assume o personagem Rico, e o encontro de Rico e do autor em um vôo. O Rico é filho de um velho amigo do autor, e depois de muitos anos eles se reencontram noaeroporto à espera de um vôo, a partir disso começa uma discussão entre eles. O pai de Rico, o sr Enrico, era um faxineiro que trabalhou durante sua vida arduamente, incentivou o estudos dos filhos, tinhacostumes antigos e severos. Ele tinha o conceito de que tudo na vida necessitava de uma planejamento a longo prazo, as mudanças não eram incentivadas, por exemplo, no