waleska paixão
A enfermeira brasileira Waleska Paixão, nasceu no dia 03 de novembro de 1903, em Petropólis, Rio de Janeiro, onde estudou o ensino fundamental e médio. Com sua experiência de casa, obteve o ofício de professora e assumiu a direção da Instituição de seu avô, o Externato Paixão com apenas 14 anos.
No período das consequências da I Guerra Mundial, ocorria concomitantemente a pandemia de gripe espanhola, da qual a mesma, cuidou de sua irmã mais velha e seus vizinhos sob orientação e supervisão de um médico, que lhe ensinou os cuidados básicos para procedimentos simples, sendo seu primeiro contato com a enfermagem.
Aos 19 anos foi cogitada a cursar enfermagem, mas foi impossibilitada por sua mãe. Então recebe um convite de uma miga da família, Lais Netto os Reys, que dirigia a Escola de Enfermagem Carlos Chagas, em Belo Horizonte, para lecionar na Instituição por falta de professores. Persuadida e pela insistência, acaba por aceitar o convite e tem a oportunidade de lecionar e estudar enfermagem, onde posteriormente foi designada para direção.
Pós graduou-se em Cornell, Nova York, retornando ao Brasil depois de 10 meses e retomou os trabalhos da C.E.C.C. Nesse período cria um órgão defensor do exercício da profissão de enfermagem, em Minas Gerais, dando expansão a essa área em questão iniciando um movimento que já haviam sido criados em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas, que foi a Associação Brasileira de Enfermeiro Diplomados (ABED) , criando um estatuto, incluindo os pré-requisitos para criação de seções estaduias em um de seus artigos.
Waleska Paixão foi sócio fundadora e primeira presidente dessa seção, onde somente dois anos depois obtém reconhecimento.
DIRETORA DA ESCOLA ANNA NERY
Por volta de 1948, com a saúde debilitada, e extremamente preocupada com sua família, Waleska Paixão pediu sua exoneração do cargo de Diretora da EECCe voltou ao Rio de Janeiro para o seio de sua família, pois seu