A copa do mundo 2014
A Copa do Mundo da FIFA é a maior competição em um único evento esportivo do mundo e seu impacto na sociedade e no meio ambiente é indiscutível. O Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e o Comitê Organizador Local (COL) apresentaram no Rio de Janeiro, dia 19 de junho de 2012, em conjunto com o governo brasileiro, a sua estratégia para a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 de forma sustentável.
Um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo da FIFA certamente tem impactos consideráveis sobre a sociedade e o meio ambiente. A estratégia de sustentabilidade desenvolvida pela FIFA e pelo COL visa não apenas reduzir os impactos negativos, mas também maximizar os efeitos positivos de um Mundial. Estádios verdes, manejo de resíduos, apoio à comunidade, redução e compensação das emissões de carbono, energias renováveis, mudanças climáticas e desenvolvimento das capacidades são alguns dos temas fundamentais que serão abordados nos próximos dois anos. A FIFA dedicará um investimento total de aproximadamente US$ 20 milhões para a implementação da estratégia. Os parceiros comerciais da FIFA e outras partes envolvidas também apoiarão as iniciativas de sustentabilidade.
Encenar um evento de classe mundial exige uma análise cuidadosa de todos os aspectos para garantir uma abordagem equilibrada e resultado sustentável. Através de seu alcance mundial, a Copa do Mundo também oferece uma plataforma única para sensibilizar e destaque selecionado preocupações sociais e ambientais em uma escala global. Considerando o interesse e as expectativas de que tal ocasião desperta entre uma série de interessados, há um risco de se tornar oprimido pelo grande número de pedidos e oportunidades. Portanto, é essencial para a FIFA e do COL para definir um foco claro, ambicioso e ainda realista para a sua abordagem.
Ao longo dos próximos anos, a Copa do