A Contribuição dos Gregos e Latinos na Linguística.
Releia bem esta aula que acabou de acessar e responda as questões que seguem.
Lembre-se de que você é um (a) acadêmico (a) de curso superior, portanto suas respostas devem sempre primar pela reflexão, pelo entendimento e devem, também, ser escritas segundo as normas gramaticais vigentes. Desta forma fique atento (a) à ortografia, às concordâncias e escreva um texto coerente.
Questões
1-
2- E as contribuições dos Latinos?
3-E quanto à diferença de pensamentos entre realistas e nominalistas? O que cada um defendia?
1) Os gregos se interessaram em conhecer o porque das palavras, suas origens, significados e formação. Estudaram atentamente a sua própria língua (estética, filosófica e literariamente) e foi justamente a filosofia grega que através de suas reflexões e estudos deu maior contribuição para a linguística.
Os filósofos como Platão e Aristóteles deixaram grande contribuição para a linguística, mas foi com Aristóteles e seus estudos sobre as palavras, seus símbolos e significados que a linguística caminhou rumo à constituição da gramática, pois foi ele “o primeiro a tentar proceder a uma análise precisa da estrutura linguística” (apostila de estudos linguísticos pagina 22). Os alexandrinos aperfeiçoaram as teorias gramaticais de maneira coerente e Dionísio da Trácia (sécs. II e I a.C.) produziu a primeira gramática (Téchné Grammatiké) do grego.
2) E as contribuições dos latinos
Os gramáticos latinos foram grandes divulgadores dos estudos gregos. Buscavam conhecer e aplicar tudo aquilo que os estudiosos gregos já haviam consolidado. Foram os latinos que começaram a perceber que a língua precisava de uma sistematização, de uma normativa linguística e Varrão se destacou por empreender um grande esforço e tentar produzir uma gramática que atendesse a essas necessidades. Também a centralização do poder político e religioso na Igreja e as traduções de escritos bíblicos como por exemplo a Vulgata (S. Jerônimo séc. IV),