A contribuição da educação física escolar
Na ultima década houve um crescente estudo sobre como melhorar a qualidade de vida, um dos países que mais investiu nestes estudos foi ou EUA, visando ampliar culturalmente, e aumentar a qualidade de vida.
Algumas pessoas acham que exercitar-se é uma tortura e que para o resultado sair mais rápido sem esforço começa se alto medicar, mas se esquecem que em vez de um bem pode trazer riscos a saúde no exercício axagerado e que a melhor forma para um condicionamento físico é o acompanhamento e exercício adequado para uma boa qualidade de vida.
Alguns autores não concordam com a possibilidade que o conceito de qualidade de vida não poderá ter um vinculo com a cultura. Já pelo outro lado, não importa qual é a nação, cultura o importante é que as pessoas vivam e estejam bem. Tanto com o seu corpo quanto com sua mente ‘’ corpo são mente sã’’.
Desse modo a OMS recentemente criou o grupo de qualidade de vida que define o termo como a percepção do individuo e sua posição no contexto cultural, portanto baseando-se no pressuposto de que qualidade de vida é uma construção subjetiva do individuo na questão multidimensional composta por elementos positivos e negativo dessa forma foi desenvolvido a medida WHOQOL-100 e o WHOQL-Bref. O primeiro consta de 100 questões que avaliam seis domínios: A) físico B) psicológico, C) de independência, D) relações sociais, E) meio ambiente e F) espiritualidade/crenças pessoais. O segundo é uma versão abreviada , com 26 questões , extraídas do anterior ; consta das que obtiveram os melhores desempenhos em quatro domínios: A) físicos, B) psicológicos, C) relação social, e D) meio ambiente.
O tema qualidade é tratado sob diferentes olhares apóiam-se na compreensão da necessidade humanas fundamentais, materiais, espirituais e tem como conceito de promoção de saúde, a atividade física tem sido associado ao bem estar físico a saúde em todas as faixas etárias entendida de qualquer movimento com corpo