a contribui o da filosofia para a educa o
Disciplina: Filosofia da Educação
Curso: História 2° semestre
Professor: Jacildo
Resenha
A Contribuição da Filosofia para a Educação Antônio Joaquim Severino
Ao fazer a leitura do artigo de Severino, percebe-se que a filosofia e a educação são interligadas desde suas origens, e a ligação entre as duas é de extrema importância no momento de se refletir sobre a educação, mesmo que, a essa relação hoje seja vista de forma deturpada e separada, ou seja, elas vistas desvinculadas uma da outra o que tem dificultado muitos estudos nesta área. Pois se sabe que muitos dos problemas que se tem hoje no campo educacional, só podem ser resolvidos com abordagens filosóficos.
O artigo relata uma temática complexa e repleta de peculiaridades, como está no explicito no título fala sobre a contribuição da filosofia no meio educacional, da filosofia da educação. Esse envolvimento é abordado de maneira detalhada, dividido em três frentes sobre esse que se completam, fundamentando o sentido da existência do homem na sua realidade histórico-social. Na introdução o autor estabeleceu um cronograma histórico da relação entre a filosofia e a educação, onde desde o surgimento da filosofia observa-se uma ligação direta com a educação, a prática dos filósofos já tinha uma intenção de formação do homem numa tarefa educativa. Esse vínculo só tendeu a aumentar, na filosofia ocidental na idade média o nascimento da filosofia escolástica foi essencial no método pedagógico de formação cultural de novas civilizações, o renascimento e seu humanismo, a modernidade e sua civilização iluminista, enfim apenas em meados do século XX essa união foi desvinculada pelo neopositivismo que considerou a filosofia um subsidio da ciência que contém uma verdade fundamentada. Entretanto a reflexão filosófica continua profundamente relacionada com a educação.
A relação da filosofia com a educação existe desde o mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da virtude humana, foram os que