Conhecimento filosófico
A filosofia tem valor especial, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdade proveniente da visão rigorosa resultante de sua essência.
A importância do saber ou do ensino de filosofia para a construção do conhecimento tem sua partida na compreensão do que o conhecimento filosófico é diferente do senso comum e do religioso. Portanto, é na interseção deste fazer educativo plurinterdisciplinar que o ensino da filosofia poderá ressignificar-se para desempenhar a sua tarefa e atingir os seus fins.
É no bojo intersubjetivo e inter-objetivo dos vários saberes disciplinares e experiências que sua função poderá dilatar-se e aprofundar-se, elevando os jovens ao nível dos domínios do saber sistematizado numa dimensão crítico-reflexiva e transformadora.
O caráter emancipatório da filosofia para a construção do conhecimento crítico-reflexivo encontra sustentação nas condições reais sociais. Dessa forma, reconhece as estruturas da sociedade, na qual os homens estão inseridos e onde são sujeitos ativos e pensantes, bem como autores da dinâmica que dialeticamente alteram o curso das coisas em nome de um fim que é o próprio homem.
Observa-se que, um dos objetivos pelos quais se admite como valioso implantar o estudo da filosofia, refere-se ao desenvolvimento do caráter ético, autônomo, criativo e fundamentado na busca de soluções para conflitos, construção de estratégias de trabalho, divergência de idéias e cooperação para o enfrentamento de problemas.
Enquanto disciplina, a filosofia significa para o desenvolvimento crítico-reflexivo um elemento imprescindível para alicerçar a capacidade de expressão de pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes que estimulam o educando a participar ativamente da