Conhecimento filosófico
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
MACEIÓ
2012
O CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Trabalho para avaliação bimestral do 1° período do curso de Direito da Faculdade Raimundo Marinho, campus – Maceió.
MACEIÓ
2012
RESUMO
Desde os primórdios da humanidade e das civilizações o ser humano tem a necessidade de resolver conflitos de ordem sociais e cientificas, através de grandes filósofos através da história pode-se desenvolver discussões e debates sobre as “verdades” intrínsecas e pertinentes ao homem como ser social. O presente trabalho tem por objetivo explanar de forma clara e objetiva alguns conceitos pertinentes ao pensamento do conhecimento filosófico. Expondo alguns pontos acerca do tema que tem como objeto principal de estudo a visão de mundo a partir da razão humana.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
É o conhecimento que baseia-se no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico) , levando em conta os diferentes objetos de estudo. Tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Mediante a filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
Tendo o homem, as idéias e as relações conceptuais como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas