Conhecimento Filosófico
O que é filosofia? A filosofia (do grego, “amor à sabedoria”) é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais. Por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos experimentais em suas investigações. Entre seus métodos, existem a argumentação lógica, a análise, as experiências de pensamento e outros métodos.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais (como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras) empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza dos deuses. Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.
O conhecimento filosófico tem valor especial para o homem, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdades, provenientes da visão rigorosa, resultante de sua essência. Ela é importante para a construção do conhecimento crítico e reflexivo, sendo diferente do senso comum e religioso, encontra sustentação nas condições reais e sociais. Atualmente, o que acontece é que existe uma banalização do pensamento. Não se pensa, não se planeja, se conforma com tudo.
O conhecimento provoca mudanças no comportamento do homem, contribui para a elevação da sua autoestima, leva-o a ação e reflexão. Funciona como um olhar crítico que revitaliza as verdades absolutas torna-se uma esfera de estudo completa, sua aplicação na nossa vida circunstância preconceitos e experiências. Se olharmos pelo lado que todo ser humano é racional, ou