trabalho Organizacional
Este trabalho tem como objetivo abordar surgimento da Psicologia Organizacional, que surgiu com a necessidade de se criar uma área que viesse a ter um olhar sobre as instituições de trabalho, para compreender integralmente o homem, já que tal compreensão passa pela sua inserção no mundo do trabalho e das relações que são criadas no interior das organizações em que trabalha. A crescente era da industrialização e as grandes Guerras fizeram com que psicólogos desenvolvessem técnicas e teste de inteligência para seleção funcionários e militares de acordo com a sua capacidade física e mental. A Psicologia Organizacional trouxe um formato inovador, utilizados ate hoje, desenvolvendo e buscando dar resposta a desafios específicos postos pelos contextos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos que marcaram o século XX.
1.1 A História da Psicologia Organizacional
Desde a Revolução Industrial do século XIX, um numero relativamente de pessoas começou a trabalhar em conjunto, voluntariamente, nas relações administrador-subordinado. A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças tecnológicas ao local de trabalho. Durante essa era, a ênfase foi no trabalho sendo realizado, e não na pessoa que realizava o trabalho. Os engenheiros se concentravam no desenvolvimento de maquinas eficiente. Eles argumentavam que, se as maquinas que eram utilizadas para a produção de bens pudessem ser melhoradas, o resultado seria uma eficiência maior. Os problemas de eficiências levaram os engenheiros a começarem a considerar as pessoas que estavam operando as maquinas. Isso por sua vez, levou à implementação dos estudos de tempos e movimentos. Através desses estudos, foram feitas tentativas de palnejar tarefas de modo que pudessem ser realizadas da maneira mais eficiente(Barone Greenberg, 1990).
Surgi à psicologia organizacional criada no século XX, com raízes no final do século XIX. Ela existe deste o século XIX, praticamente desde o início do campo da psicologia.