A contabilidade e a responsabilidade social.
O presente artigo tem o objetivo de identificar o estado da arte da Contabilidade no Brasil, no tocante à evidenciação da responsabilidade social corporativa nas demonstrações contábeis. Inicia-se por desenvolver uma pesquisa bibliográfica destinada a reconhecer a Contabilidade como ciência social e a verificar a abrangência da responsabilidade social corporativa. Em segundo lugar, o grupo foi a campo para descobrir, em demonstrações contábeis publicadas, até que ponto a Contabilidade está atingindo o objetivo de suprir seus usuários com informações adequadas à sua condição de ciência social.
Introdução.
A Contabilidade tem seu desenvolvimento histórico relacionado com as mudanças na sociedade, nos seus meios de produção e distribuição da riqueza, mudanças estas que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer os fenômenos a ela relacionados.
O grupo de autores, no intuito de identificar o estado da arte da Contabilidade no Brasil, houve por bem se empenhar, em primeiro lugar, em desenvolver uma pesquisa bibliográfica destinada a reconhecer a Contabilidade como ciência social e a verificar a abrangência da responsabilidade social corporativa. Em segundo lugar, o grupo foi a campo para descobrir, em demonstrações contábeis publicadas, até que ponto a Contabilidade, está atingindo o objetivo de suprir seus usuários com informações adequadas à sua condição de ciência social.
A Origem e a Classificação das Ciências.
A busca do conhecimento tem sido uma constante na história da humanidade. Com o intuito de atingí-lo o homem investigou a natureza, a sociedade e a si mesmo. Essa busca do saber teve um princípio, retratado pela história, mas nunca terá um fim. A cada novo saber adquirido corresponde uma abertura da perspectiva no horizonte do conhecimento e ele continua sempre inatingível em sua plenitude, instigando e desafiando o homem, cada vez mais, para descobrir seus mistérios.
O conhecimento científico