Estudo da antropologia
Como todas as demais ciências, a Antropologia se constitui como um corpo de conhecimentos sistematizados a respeito de um determinado objeto de estudos, partindo de informações gerais, teorias e métodos científicos. O objeto de estudos da Antropologia é a diversidade humana em todos os seus níveis, por isso esta ciência procura encontrar explicações científicas (racionais e verdadeiras, portanto) que permitam compreender as diversas sociedades e grupos sociais.
RAMIFICAÇÕES DA ANTROPOLOGIA:
Como todas as outras ciências, a Antropologia se divide em ramos, segundo a especificidade da sua área de estudos. As principais ramificações são as seguintes:
• Antropologia Biológica ou Física: estuda os povos e sociedades que já desapareceram da terra (extintos), isto é, os antepassados do homem contemporâneo e as civilizações extintas. Procura reconstruir a história do desenvolvimento biológico, social e cultural do homem para compreendê-lo na contemporaneidade (neste caso, pode ser chamada de Antropologia Pré-Histórica, a qual trabalha junto com a Arqueologia). Também, debruça-se sobre o estudo do homem a partir das características genéticas (hereditárias), anatômicas e fisiológicas, identificando semelhanças e diferenças biológicas entre os diversos povos e etnias ("raças").
A evolução humana e a diversidade de etnias são, portanto, objetos de estudo desse ramo da Antropologia.
• Antropologia Social, Cultural e Etnologia: São três subdivisões da Antropologia que se dedicam ao estudo das sociedades contemporâneas e suas especificidades sócio-culturais. Para a formação de vocês, futuros assistentes sociais, é o corpo de conhecimentos produzidos por esses três campos de saber que mais interessa. Então, passaremos a discutir as questões relativas ao homem e à sociedade, principalmente a partir do enfoque da Antropologia Social e Cultural.
• E, para começarmos, proponho uma pergunta fundamental: o que significa "cultura" do ponto de vista