Roteiro de estudo de antropologia
1) O que é Antropologia ?
Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural, isto é, em sua totalidade. Busca explicar, compreender ou interpretar as mais diversas práticas dos homens em sociedade.
2) O que é Antropologia Jurídica? Como nasceu?
Antropologia Jurídica surgiu no fim do século 19, com a propagação da Revolução Industrial na Europa e a colonização da África e da Ásia. Ela nos permite compreender a importância que cada sociedade atribui ao direito no conjunto da regulação social e permite também melhor o sistema jurídico da nossa própria sociedade.
3) A Antropologia Jurídica é uma disciplina indispensável aos operados do Direito? Por quê?
O ser humano busca o sentido da sua existência e o seu processo de evolução, e se o Direito privilegia essa procura, ele precisa dialogar com a área antropológica. O ensino da Antropologia Jurídica nos cursos de direito é fundamental para ‘’abrir a cabeça’’ do aluno para o mundo multicultural e para os problemas da sociedade .
4) Qual a relação dessa disciplina com a Sociologia Jurídica e a Historia do Direito?
A Antropologia e a Sociologia constroem-se ambas como disciplinas acadêmicas no século XIX com o objetivo de compreender as regras de diversas sociedades humanas. O que as distinguia era e é especificamente o seu objeto de estudo, a primeira dedicava-se a valores e crenças, e a segunda, à práticas institucionais.
A Antropologia e a Historia organizaram sistemas jurídicos em uma sequência simples para outra complexa.
5)Quais as tendências da Antropologia Jurídica atual?
Proporciona a humanização do ensino do Direito, dá ênfase a questões referentes ao pluralismo jurídico, ao direito das minorias e dos desiguais, estuda a razão pelas quais as normais são ou não aplicadas.
6) Qual a diferença do controle social ocidental através do Direito e do controle social produzido em outras sociedades ?
Todas as sociedades possuem normas, hábitos e costumes que