MATERIAL DE ESTUDO DE ANTROPOLOGIA
A civilização romana se constituiu de um mosaico de povos distintos, aprofundando-se as dinâmicas de miscigenação já assistidas por séculos, onde não havia distinção portanto de ordem cultural ou rácica.
O antropólogo polaco, Bronislaw Malinowsky criador da chamada escola funcionalista, é considerado um dos fundadores da própria Antropologia Social. Sua maior contribuição se deu sobre a questão dos métodos utilizados na coleta de material etnográfico e constam do capítulo de abertura dos “Argonautas do pacífico ocidental”, livro originalmente publicado em 1922. Até ali, os métodos existentes levavam a maior parte dos antropólogos a concluir pela incoerência da vida primitiva, comparada à ideia de civilização.
O pensador francês Claude Levi-Strauss.é o fundador da chamada Antropologia Estrutural, corrente que se conformou a partir de seus estudos sobre povos indígenas do Brasil, no período em que aqui permaneceu integrando a missão francesa que teve como objetivo estruturar as áreas de Ciências Humanas da recém-criada Universidade de São Paulo, no período que se estendeu de 1935 a 1939.
Antropologia e Sociologia: A Sociologia se ocupa do estudo de sociedades que possamos dizer modernas, isso porque nelas se verificam um alto grau de alfabetização, são densas demograficamente (podendo nelas se verificar o fenômeno do anonimato) e geograficamente extensas. A Antropologia estuda sociedades simples, ágrafas e conformadas por poucos membros, estabelecendo laços sociais muito mais estreitos. Contudo, essa regra se aplica exatamente àquilo que podemos caracterizar como Antropologia Clássica, ou seja, sua configuração conforme seu período formativo Hoje, subáreas como a Antropologia Urbana, a Antropologia do Cotidiano e a Etnografia Urbana se ocupam exatamente de tipos de sociedade complexas, agravando a distinção (por conta de sua abordagem e métodos) com relação aos enfoques dados pela Sociologia. A Antropologia, na qual se insere a dimensão