A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA CONTABILIDADE
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o ambiente social vem passando por diversas mudanças, sejam elas tecnológicas, econômicas, políticas, sociais, e legais. As empresas começam a atuar cada vez mais de maneira a afetar diretamente a sociedade, exigindo uma nova postura dos profissionais inseridos no mercado de trabalho. É neste cenário que surge um novo perfil do contabilista que o mercado e a sociedade atuais exigem.
A contabilidade é uma ciência social e, sendo a contabilidade uma ciência social, este trabalho, portanto, objetiva mostrar a responsabilidade social do contabilista diante de um novo perfil profissional neste novo século, mostrando que ele já não é mais visto como aquele que só trabalha com números, mas também como o responsável pela transparência de uma organização, um profissional no qual está sendo cada vez mais exigidas atribuições baseadas na ética e na responsabilidade sócia.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
Antes de abordarmos a responsabilidade social do profissional contábil, devemos entender o significado geral de responsabilidade. Responsabilidade pode ser entendida como uma obrigação que alguém tem de assumir legal ou moralmente as consequências de seus próprios atos ou, quando haja alguma vinculação legal ou contratual, por atos de terceiros. Assim, responsável, é a pessoa que assume a obrigação de reparar o mal ou dano que causou a terceiros.
O não cumprimento ou cumprimento incorreto ou ilícito das normas jurídicas podem levar a algumas penalidades como multa, reparação de perdas e danos, prisão, entre outras, isto no campo do Direito. O Direito não faz distinção com a moral, ou seja, se houve um dano e um causador deste dano, a este causador deverá ser imputada a responsabilidade, seja ela de natureza civil, criminal ou penal. No campo da moral, o principal fundamento da responsabilidade de um indivíduo é a consciência. Como a moral não tem o caráter prático