A contabilidade e sua responsabilidade social
CONTABILIDADE - Noções introdutórias
ROTEIRO
1 - Contabilidade
1.1 - Conceito
1.2 - Campo de Aplicação
1.3 - Finalidade
2 - Principais Interessados nas Informações Contábeis
3 - Áreas de Atuação e Perspectivas
4 - Áreas Emergentes e Perspectivas
5 - Exercício Social
6 - Regime de Competência
7 - Patrimônio
7.1 - São componentes patrimoniais
7.1.1 - Imobilização Técnica
7.1.2 - Créditos de Funcionamento e Financiamento
7.1.3 - Débitos de Funcionamento e Financiamento
7.1.4 - Representação Gráfica do Patrimônio
1 Contabilidade
1.1 Conceito É a ciência que estuda e controla o Patrimônio das Entidades Administrativas, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nela ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações, bem como sobre os resultados econômicos decorrentes da gestão da riqueza patrimonial, oferecendo subsídios para a tomada de decisão.
Inicialmente, a finalidade da Contabilidade seria um instrumento que permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. É, no entanto, uma fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
É também uma técnica de gestão, que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.
Hoje a empresa não se interessa apenas com o registro histórico dos fatos patrimoniais. A previsão do futuro é relevante da gestão moderna. A contabilidade não deve ser entendida apenas como um elemento que simplesmente recolha e interprete dados históricos, mas como uma técnica eficiente de gestão. A gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Fatores relevantes como concorrentes diretos, por exemplo, torna necessário, cada vez mais, conhecer e prever o futuro, a fim de