A construção da escrita no 1° ano do ensino fundamental
Rosenir Silva Fernandes
Prof. Orientador – Perpetua Dutra
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Pedagogia- Turma: PED0235-Estágio Anos Iniciais do Ensino Fundamental
04/12/2012
RESUMO
Nesta pesquisa procurei saber como acontece à construção da escrita nas séries iniciais, sendo este o objetivo central. A base do trabalho foi na regência da sala, sendo que foi planejado aulas com as seguintes matérias: português, matemática, geografia, ciências e história, com isso centralizei a pesquisa na base de construção da escrita nas séries iniciais, a pesquisa e a regência foi feita na escola Carrossel Educamp, que proporcionou compreender o processo de aprendizagem da escrita. Durante a regência constatei as principais dificuldades que os alunos apresentam para escrever, onde são decorrentes de vários fatores: como dificuldades na escrita, atenção dos alunos na aula, base familiar entre outros.
Com as aulas dadas percebi o quanto é prazeroso trabalhar com a alfabetização, ajudar a construir a escrita. Trazer para a criança o mundo da alfabetização.
Palavras-chave: Escrita. Ambiente. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho vem tratar, de um assunto essencial para a sociedade, que recentemente, muitas crianças ficaram excluídas com os avanços científicos, tecnológicos por força do poder político, econômico, social que negam a tantos o direito de sonhar e de sentir-se capaz de construir seu mundo, sua palavra, sua vida, seu ambiente com dignidade. Neste contexto, encontraram-se muitos analfabetos, sem direito a educação, que enfrentam no seu mundo a dificuldade com a educação.
Pulino & Barbato (2204,p.89) argumentam ainda que:
“A escrita é fundamental para o avanço do processo de escolarização que proporciona uma maior sistematização do conhecimento, facilitando o acesso dos sujeitos a o, outros tipos de discurso e, portanto, a uma gama, cada vez maior, de conhecimentos.