Revolução francesa
A Revolução Francesa, iniciada em 14 de julho de 1789, foi uma das maiores revoluções da humanidade. Uma revolução feita pelo povo, que estava cansado de passar necessidades enquanto a corte vivia na melhor situação possível, gastando rios de dinheiros com coisa supérfluas enquanto seu povo passava fome.
A França vinha passando por um momento muito conturbado, a crise financeira que assolava o país devido a sua participação na Guerra de Independência dos Estados Unidos e participação na guerra dos Setes Anos, além dos altos gastos da corte com festas luxuosas deixaram o país em uma situação financeira muito delicada, o que resultou em uma alta taxa de desemprego no país.
Outro fato que ajudou bastante para o surgimento da Revolução, foi o fato de em 1788 o as más colheita do trigo elevou bastante o preço do pão, que consumia cerca de 70% da renda da população.
A população indignada com a falta de atenção que o rei Luís XVI tinha com eles, deixando-os morrer de fome, sem saneamento, sem ter nenhuma condição para ter uma vida digna, resolveu no dia 14 de Julho de 1789 derrubar a Bastilha, prisão politica do antigo regime absolutista, episódio que ficou conhecido como “A queda da Bastilha”, esse foi o fato que marcou o inicio da Revolução Francesa.
Para se entender a Revolução Francesa é necessário que se faça um estudo da divisão da França, para que se posso ver a desigualdade enorme que havia no país.
A França estava dividido em três Estados:
O Primeiro Estado ou clero era constituído pelo Alto Clero (bispos e abades com nível de nobreza) e Baixo Clero (padres e vigários de baixas condições).
O Segundo Estado era formado pela nobreza compostas pela realeza.
O Terceiro Estado era formada pela população, essa classe era a única que pagava impostos, pessoas que passavam fome e tinha que sustentar as outras duas classes. O dinheiro da população era usado para financiar a vida luxuosa do clero e da nobreza, não havia retorno desse dinheiro