A CONSTRUÇAO HISTORICA DA PARTICIPAÇAO POLITICA NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL
MEIRIANE
A CONSTRUÇAO HISTORICA DA PARTICIPAÇAO POLITICA NO BRASIL
PICOS-PI
2014
MEIRIANE
A CONSTRUÇAO HISTORICA DA PARTICIPAÇAO POLITICA NO BRASIL
PICOS-PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------04
2 A CONSTRUÇAO HISTORICA DA PARTICIPAÇAO POLITICA
NO BRASIL------------------------------------------------------------------------------------------06
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS--------------------------------------------------------------------09
REFERENCIAS-------------------------------------------------------------------------------------10
1 INTRODUÇÃO
A assistência social enquanto política de proteção social deve agir junto a população vulnerabilizada e fragilizada pelo sistema de produção capitalista, pessoas que estão fora do mercado de trabalho e consequentemente do sistema de segurança que este oferece, bem como indivíduos que não tem acesso as políticas publicas (saúde, educação, habitação, saneamento, entre outros) e a inserção em sociabilidades sócio familiares, ou seja, a assistência social deve atuar junto aos cidadãos não atendidos pelas redes de proteção e inclusão social (CARVALHO, 2003).
Fatores como cidadania, direitos sociais e políticas públicas, estão diretamente relacionados a esse processo de inclusão social do idoso, tendo em vista existir uma complexidade que envolve as ações a serem desenvolvidas.
Com relação a cidadania, é possível perceber que seu conceito não é apenas complexo, mas também muito debatido em diferentes setores da sociedade. Ao longo da nossa história este conceito vem sofrendo muitas transformações. Percebe-se ainda que a formulação do conceito de cidadania, “como é lógico se supor, é uma construção