O pensamento
A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein
Pensar é compreender o mundo pela nossa própria capacidade… É aprender a observar, analisar e criticar – por diferentes pontos de vista – as opiniões gerais…
É não se conformar com as nossas próprias restrições ou preconceitos, isto é, as representações que criamos, baseadas na nossa própria história.
É superar as nossas próprias características e limitações para, talvez, ampliar o conhecimento fornecido pelos sentidos e pela experiência…
O pensamento, portanto, não se resume a razão – que pode ser limitadora na capacidade de captar toda realidade das experiências que ocorrem ao nosso redor…
2-O que é que serve o pensamento?
“Penso, logo existo”. A frase de Descartes mostra o quanto é vital para o homem o “pensar”
O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem, sendo construto e construtivo do conhecimento.
É ainda através dele que buscamos um conjunto de estratégias intelectuais que nos permitem a realização de tarefas difíceis.
3-O que é um problema e como se resolve?
Entende-se por problema qualquer situação que obdeça simultaneamente ás 3 condiçoes seguintes:
Caracterizar-se pela novidade.
Suscitar uma resposta
Ser algo para o qual não dispomos solução
É através da atividade do pensamento que vamos recordar dados uteis relativos a exprienvcias anteriores que nos vão permitir projetar hipóteses de solução; avaliar as suas eficácias e prever o que acontecerá caso sejam postas em pratica.
a) Definição do problema: a fechadura do carro estragou-se e não temos como entrar.
b) Escolha da estratégia: Tentar destrancar o trinque através de uma janela que se encontre semiaberta; partir a janela.
c) Aplicação das estratégias: Escolhida a estratégia a que desencadear as ações necessárias á sua concretização.
d) Verificação da eficácia das estratégias: Se uma estratégia resultar o problema fica resolvido. Caso nenhuma delas resulte a que considerar