A constituição dos grupos e o papel das instituições
RESUMO:
A relação entre individuo e sociedade é mediada pelos grupos. Desse modo, a primeira instância de sociabilidade humana são grupos como a família, a religião e a escola. Este artigo pretende entender a dinâmica existente na relação entre sujeito e grupos e ainda como estes se relacionam com as instituições sociais. Para isso, autores da psicologia social como Kurt Lewin e Pichon Riviere serão abordados, dentro de suas teorias, para auxiliar na compreensão das relações socias mediados pelos grupos. Esses autores nos ajudam a perceber o quanto a relação entre individuo e sociedade é complexa e entendê-la é fundamental para a compreensão das relações humanas como um todos.
Palavras- chaves: grupos, instituições, dinâmica, psicologia social
Introdução
Para entender a constituição dos indivíduos é preciso primeiro entender a sua relação com o social, que é mediada pelos grupos. O grupo se instaura em uma relação privilegiada entre o sujeito e a sociedade. Num primeiro momento nos socializamos a partir de grupos como a família, a religião, a escola. A relação do sujeito com a sociedade será sempre medidade pelos grupos que se inserem nas instuições.
Para entender este processo estudaremos, neste artigo, a constuição dos grupos, o conceito de instituições e abordaremos de maneira inicial algumas teorias da dinâmicas dos grupos para entender tal processo.
Este artigo não pretende esgotar as questões da área, mas, ao contrário, sucitar no leitor o interesse por tal tema para que compreendam que as relações sociais são mais complexas do que nos parece num primeiro momento. Assim, é fundamental para qualquer profissional dessa sociedade entender minimamente esta dinâmica de sujeito e grupo para que possa, a partir de uma base teórica, recriar a prática, seja ela no aspecto profissional ou mesmo pessoal.
1 – As descobertas da Psicologia Social sobre a relação entre o sujeito e os grupos
Até meados do