A concepção interacionista
(DP)
São Paulo
2015
Lillian Romao Gonçalves Ferreira/3001243
A concepção interacionista
O trabalho atual aborda concepção interacionista de acordo com Piaget e Visgosty, através de uma pequena síntese.
(Piaget, 1980) se destaca entre as teorias que defende a visão interacionista de desenvolvimento. Sua teoria destaca-se como um caráter inovador por introduzir uma visão representada pela interacionista. Por ele entendeu que a criança possui uma lógica, funcionamento mental diferente da lógica de funcionamento adulto; as ideias de Piaget foram de grande relevância qualitativa no desenvolvimento humano, atualmente passando por estágios, diferentes estágios por que, passam os indivíduos no processo de conhecimento, de como se desenvolve a inteligência e de com torna-se autônomo.
Piaget apresenta uma tendência ‘’’construtiva’’ em sua teoria com ênfase no papel estruturante do indivíduo, Visgosty, teórico igualmente importe nessa abordagem, apresenta ênfase nos aspectos interacionista, pois considera que é no plano intersubjetivo, na teoria entre as pessoas que as funções mentais superiores tem origem; A teoria de Piaget também apresenta uma dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito como o objeto físico; e a teoria de Visgosty apresenta em um aspecto construtiva no medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.
Por tanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturas o pensamento do individual não são determinadas por fatores cognitivos. São resultados das atividades práticas e de acordo com os hábitos sócias e culturais em que o indivíduo se desenvolve.