A concentração de capitais
1. Explique por que as pequenas e médias empresas existentes nos primeiros tempos da Revolução Industrial (séc. XIX) acabaram por se fundir? Porque as pequenas empresas, muitas vezes não conseguiam sobreviver a uma crise econômica. Por isso era fundamental a união de empresas, juntando seus capitais, o que permitiria enfrentar os problemas ligados a novas crises econômicas. Além disso, as máquinas tornavam-se cada vez mais caras e o pequeno empresário não dispunha de suficiente capital para comprá-las, e era necessário estocar matérias-primas para manter as máquinas em constante funcionamento, o que garantiria maior produção, maior vendagem e maiores lucros.
2. Sobre os trustes, explique:
a. Como se formou o primeiro truste?
O truste surgiu primeiramente nos Estados Unidos da América, sendo a Standard Oil Company, criada em 1882, a primeira empresa a se organizar, criada por John Rockfeller, que agrupou a maior parte das empresas petrolíferas norte-americanas visando controlar a produção e a comercilização do petróleo nos EUA.
b. O que é um truste? É a forma de concentração de capitais em que todas as empresas fundem-se em uma só.
c. Quais as consequências do surgimento dos trustes?
O controle dos mercados consumidores pelos inúmeros complexos industriais provocou o crescente desaparecimento das pequenas e médias empresas e a elevação dos preços das mercadorias.
3. Sobre os holdings, explique:
a. Por que os empresários norte-americanos decidiram criar os holdings? Os holdings foram criados devido a proibição dos trustes. Os empresários norte-americanos imaginaram nova modalidade de concentração de capitais capaz de contornar a legislação que proibia a fusão de empresas.
b. Procure a biblioteca da sua Universidade (livros ou internet) e me explique melhor como funciona o holding e de exemplo de um holding brasileiro, sem ser a apresentada no texto.