Ética Politica e Sociedade
Caro aluno, tomando por base a leitura do texto pesquise sobre a tendência do capitalismo, em sua atual fase, de se tornar monopolista e quais são as implicações sociais desta tendência. O texto que está no link abaixo servirá como sugestão para conduzir sua pesquisa:
.
A centralização do capital manifesta-se no desenvolvimento do sistema de crédito. O crédito antecipa o capital à produção de acordo com a diminuição da taxa de lucro sobre o capital antecipado, em conseqüência do aumento do capital constante em relação ao capital variável. O crédito desenvolve o papel de acelerador da rotação do capital e mesmo da concentração. (MARX, 1991, L.II,
p.248)
Fundamentalmente, a centralização do capital permite ao sistema de crédito antecipar o processo de produção do capital, antecipar a reprodução ampliada do capital e, conseqüentemente, a concentração do capital e, em particular dos meios de produção.
Segundo este esquema de Marx, podemos conceber que a uma fase do desenvolvimento capitalista, do capitalismo financeiro e do imperialismo, o processo de concentração realiza-se completamente na centralização do capital e no crédito antes mesmo que na concentração dos meios de produção. Neste caso, o grau de concentração dos meios de produção de cada empresa singular não apenas é inferior ao grau de centralização do capital financeiro ou de crédito, como é de se esperar.
Mas se pode ter o máximo de centralização do capital financeiro ou de crédito (um único centro financeiro-creditício, um único banco) e o mínimo de concentração de empresas. Um banco e milhões de empresas, por exemplo, pode ser o caso da indústria.
Novamente em O Capital Financeiro, HILFERDING afirma que a evolução da indústria capitalista faz com que a concentração do banco se desenvolva. E este promove a realização da concentração capitalista, em grau superior, nos cartéis e trustes.
A cartelização avançada, caracterizada pelas empresas de grande