Etica, politica e sociedade
É o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem.
A moral é o objeto da ética.
Como ciência: a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis.
Edítica (Poder): é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos.
2. Classificação da Ética: Ética Empírica, Ética dos Bens, Ética Formal, Ética dos Valores. Ética Empírica (Experiência): é aquela que pretende derivar seus princípios da observação dos fatos.
3. Os empiristas sustentavam que as teorias da conduta se baseiam no exame da vida moral. Não de deve questionar o que o homem deve fazer, senão examinar o que o homem normalmente faz.
4. Comente sobre a Tríplice Configuração da Ética Empírica:
Ética Anarquista: rejeita toda norma e todo valor. Constitui exigência arbitrária, nascida da ignorância, da maldade e do medo. Assim, as leis não são legítimas, sejam morais, sejam jurídicas.
Só tem valor o que não contraria as tendências naturais
Ética Utilitária: caracteriza por considerar bom o que é útil. A conduta ética desejável é a conduta útil. A utilidade é mero atributo de instrumento.
Ética Ceticista: o cético não acredita em nada, ou desacredita de tudo. A dúvida não implica o conhecimento. É mera suspensão do juízo.
5. Quais as manifestações mais importantes da ética dos bens¿
Eudemanismo: felicidade
Idealismo Ético: prática dos bens
Hedonismo: prazer.
Ética dos Bens: existe um bem supremo a nortear o comportamento. Ele é o fim de todos os meios.
Ética/moral/ação: na moral se dá uma estreita relação entre o saber, a virtude e a felicidade. O conhecimento do bem, implica a prática.
Divisão da ética dos bens:
6. Ética Platônica: a moral só se poderia fundamentar se os objetivos do conhecimento fossem incorruptíveis e imutáveis.
Todos os fenômenos