Palha de arroz
Palha de arroz se torna alimento alternativo ao gado.
Vendo que o nosso clima na cidade de alegrete é estável principalmente ao produtor de gado, monto esse projeto do uso da palha do arroz. Onde na maioria das lavouras de arroz,ela não é reutilizada , não se de compõe ,comprometendo muitas vezes o replantio.Assim aplicando uma técnica que aproveita a palha de arroz, subproduto do grão, para formação de fardos que alimentam o gado em períodos de crise climática. . Enrolado por uma enfardadeira logo após o período de colheita do arroz, em março, e misturado com sal proteinado, cada rolo pesa 400 quilos e alimenta 50 animais.
Objetivos:
Geral: Desenvolver um projeto onde poderei usar a palha de arroz como fonte de alimentação para o gado, principalmente quando o clima não favorecer como no verão.
Específicos: buscar uma alternativa aos pecuaristas para barrar os efeitos da seca é a formação das pastagens. Com os campos nativos raspados devido à falta de água prolongada, os criadores não podem contar com grande oferta de pasto para manter o peso do gado no inverno. Por isso, estão buscando alternativas para enfrentar a falta de alimento e amenizar os efeitos da seca. A utilização da palha do arroz é uma delas.
Paralelo à colheita das lavouras de arroz providenciando o enfardamento do feno, que será negociado com os pecuaristas para servir de alimento ao rebanho durante o inverno. Também beneficiando os arrozeiros que por causa da seca se prejudicam com o plantio comprometido assim de alguma forma não terá muito prejuízo se negociar com o colhedor da palha que venderá ao pecuarista.
Justificativa:
Com a chegada do inverno o campo nativo perde a qualidade nutricional e o pasto cresce menos que o consumido pelo gado, que acaba perdendo peso. A conseqüência entre as fêmeas é uma queda na produção leite, diminuição do peso e dificuldade para repetir a cria no ano seguinte.