Itu e Salto
Em Salto, fomos ao Parque Rocha Moutonnée. O local possuía um grande matacão que tinha um formato parecido com um carneiro localizado no centro do parque. Ao lado do parque e do rio, existe uma fábrica de papel-moeda que soltava uma água de coloração rosa. A guia do nosso passeio técnico nos informou que a lei não fiscaliza a coloração da água, apenas os resíduos presentes, e como a empresa não será multada pela coloração, ela não precisa gastar mais dinheiro para mudá-la.
No Memorial do Rio Tietê. O local apresentava toda a história do rio, desde a época da colonização e sua contribuição para o desenvolvimento de São Paulo e várias curiosidades. É possível observar o rio de diferentes perspectivas.
No Parque das Lavras. Esse foi o parque que ficamos menos tempo, mas foi o que tivemos a melhor visão do Tietê.
Conclusão
Na nossa visita técnica tivemos consciência do estado que está o Rio Tietê. Nesses dias em que muitos lugares estão com falta de água, e que temos uma fonte de água bem ao nosso lado, mas que não tivemos o mínimo de cuidado.
Mas o que precisamos é pensar no futuro e recuperar um dos maiores bens da vida. A água. O Tietê tem que voltar a ser um rio em que as pessoas nadam e bebem da sua água. E tudo isso depende de nós. Preservar nossa preciosa natureza para amanhã não estar faltando mais e mais recursos naturais.