Energia Eólica
Índice
Introdução que é Energia Eólica?
Aerogeradores
Conexão do gerador à rede
Vantagens e Desvantagens
No Brasil
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Nesse trabalho vamos falar sobre a energia eólica que é uma das fontes de energia usadas no Brasil. É considerada uma das energias mais limpas do planeta, disponível em diversos lugares e com diferentes intensidades, uma boa alternativa ao invés de energias não renováveis. Sua exploração comercial teve início, aproximadamente, na década de 70, quando ocorreu a “Crise do Petróleo” e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia.
Mas há quatro milênios as pessoas já usavam a energia eólica na forma de barcos à vela no Egito. As velas capturavam a energia no vento para empurrar um barco ao longo da água. Os primeiros moinhos de vento, usados para moer grãos, surgiram entre 2 mil a.C., na antiga Babilônia, e 200 a.C. na antiga Pérsia, dependendo de para quem se pergunta. Estes primeiros dispositivos consistiam em uma ou mais vigas de madeira montadas verticalmente, e em cuja base havia uma pedra de rebolo fixada ao eixo rotativo que girava com o vento. O conceito de se usar a energia do vento para moer grãos se espalhou rapidamente ao longo do Oriente Médio e foi largamente utilizado antes que o primeiro moinho de vento aparecesse na Europa.
O que é Energia Eólica?
A energia eólica tem origem na energia solar. É uma forma de energia cinética produzida pelo aquecimento diferenciado das camadas de ar, originando uma variação da massa especifica e gradientes de pressão. Além disso, também é influenciada pelo movimento de rotação da Terra sobre o seu eixo e depende significativamente de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera. As formas de aproveitamento dessa energia estão associadas à conversão da