A comunicação nas organizações
Este trabalho foi formulado conforme proposto pelo eixo temático, para que possa discutir a importância da comunicação dentro das organizações.
A escolha do tema adveio da constatação da ocorrência constante de organizações que se afundam em problemas internos, nascidos das falhas da comunicação entre os setores, e, principalmente entre camadas hierárquicas. Nosso objetivo na realização deste trabalho é conhecer os meios de comunicação dentro de uma organização, como funcionam e sua importância como fator estratégico para a geração de resultados nas organizações.
E preocupados com as conseqüências, especialistas procuram cada vez mais uma solução eficiente e eficaz.
Pretendeu-se mostrar com este trabalho, que uma comunicação eficiente dentro das empresas confirma sua base cultural na medida em que mantém seus funcionários informados e motivados, tornando-se assim, capacitados para promover o crescimento da empresa e seu reconhecimento no mercado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A comunicação pode ser imaginada como um processo ou fluxo. Para Maximiano (2004), “o processo de comunicação compreende a transmissão de informações e de significados. Se não há transmissão de informação ou de significado, não há comunicação. Em qualquer processo de comunicação, sempre há os seguintes elementos: emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, ruídos e feedback”.
O emissor ou fonte é aquele que transmite a mensagem, por algum meio, para um destinatário (receptor). Receptor é aquele que recebe a mensagem. E feedback é o retorno feito pelo receptor ao emissor, do entendimento da mensagem enviada. O processo de comunicação pode sofrer alterações provocadas por ruídos e interferências que distorcem a mensagem ou impedem a transmissão e a recepção eficaz da informação.
A comunicação interna nas organizações é de fundamental importância para o seu crescimento, pois trata de como os vários setores se comunicam e procuram entender o que a empresa busca para