Comunicação nas organizações
GESTÃO EMPRESARIAL – TURMA SALA
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Taguatinga – DF - 2011
UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
GESTÃO EMPRESARIAL – TURMA SALA
COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
ALUNOS:
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Recursos Humanos, do curso de Gestão Empresarial, turno noturno, do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, ministrado pela professora Keline Coelho de Medeiros Pereira.
Taguatinga – DF – 2011
Sumário
Introdução 04
1. A comunicação na empresa 05
2. Comunicação eficaz e eficiente 08
3. O processo de comunicação 08 3.1 Objetivos 09 3.2 Emissor 09 3.3 Mensagem 09 3.4 Meio 10 3.5 Receptor 10 3.6 Significado 10 3.7 Respostas 11 3.8 Situação 11 3.9 Tempo 11 3.10 Custos 12
Conclusão 13
Bibliografia 14 Introdução Comunicar-se é uma atividade vital na sociedade. Ninguém vive só, isolado do mundo, pelo contrário, todos vivem e convivem uns com os outros, interagem, compartilham experiências e interesses comuns, transmitem cultura de geração à geração e modificam-na também. A transferência de informação pelo locutor e a compreensão pelo ouvinte caracteriza o ato da comunicação e sem esses dois requisitos, transferência e compreensão, não há comunicação.
Transmitir informações e compreendê-las é necessário para sobrevivência humana, e o mesmo vale para as organizações. Não importa a natureza, sejam públicas ou privadas, as organizações estão o tempo todo lidando com informações, que é a matéria-prima de muitos produtos e serviços e sua falta pode trazer prejuízos imensuráveis.
Este trabalho procurará mostrar a importância da comunicação nas organizações, como ocorre a comunicação mostrando os seus principais elementos e tratando de como a comunicação pode ser