Origem da biomedicina
O curso de Biomedicina,com sua trajetória marcada por muita luta e persistência,é uma das grandes promessas de um futuro muito próximo,pesquisa,curiosidade e dedicação são alguns dos atributos que um biomédico deve ter para ter sucesso em sua carreira profissional.
Com várias opções nas áreas de trabalho,é uma curso muito amplo que oferece inúmeras possibilidades,desde acupuntura á perfusão extra corpórea,atende a vários perfis da área da saúde,é voltado para a pesquisa das doenças humanas,suas causas e meio de tratá-las,o biomédico também pode atuar em parcerias com bioquímicos, biólogos,farmacêuticos e médicos.
Origem da Profissão
O curso de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Biomedicina ou como é mais conhecido, "Ciências Biomédicas" foi pioneiramente implantado na Escola Paulista de Medicina em 1966. O Curso foi criado com objetivos de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina.
A profissão foi regulamentada em 1979 e o Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina foram criados e hoje regulamentam o exercício da profissão em suas várias especializações. O Curso de Bacharelado em Ciências Biomédicas propõe-se a formar profissionais de alta capacidade na atividade de pesquisa e docência em nível superior, nas diversas áreas da Biomedicina a Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979 regulamentou em conjunto as profissões de Biólogo e Biomédico, seguida da Lei nº 6.686, de 11 de setembro de 1979 que dispunha sobre o exercício das análises clínico-laboratoriais pelo Biomédico. Esta última Lei continha o seguinte enunciado no seu artigo 1º :
" Art. 1º - Os atuais portadores de diploma de Ciências Biológicas Modalidade Médica, e os que venham a concluir o curso até julho de 1983 poderão realizar análises clínico-laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem a