A compreensão textual trabalhada nos livros didáticos de língua portuguesa.
Naiani Silva Pinheiro
Tainá Oliveira Santana
RESUMO: O referido trabalho aborda a compreensão textual nos livros didáticos de Língua Portuguesa, ressaltando a importância de um trabalho interligado com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o qual indica e salienta a melhor maneira de trabalhar a compreensão de texto, levantando questionamentos e abordando diversas estratégias de como compreender um texto, levando em consideração a realidade dos livros didáticos que pode interferir na aprendizagem e formação do aluno.
Palavras-chave: Livro didático, compreensão textual e aprendizagem.
Introdução.
O presente trabalho tem como finalidade investigar o tratamento dado á compreensão textual nos livros didáticos de língua portuguesa, em uma proposta feita pela Professora Mestra Geisa Borges, como atividade avaliativa do componente Curricilar Ensino e aprendizagem na Língua Portuguesa. A analise foi realizada nos livros didáticos Novo Tempo e Estação, verificando se as abordagens destes livros trazem as contribuições dos estudos lingüísticos e de documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Sabe-se que os livros didáticos têm um importante papel que ajuda na formação do aluno, por isso é necessário ter um olhar mais aprofundado diante dos conteúdos propostos nestes livros.
Há uma diferença nos livros didáticos referente à década de 90 e aos dos dias atuais, já que estes recebem uma orientação maior do PCN, mas, nem todos os livros seguem. Já os livros da década de 90 não seguem tanto as ideias propostas no PCN e costumam tratar de “maneira geral e equivocada a compreensão textual” (Marcuschi, 2003, p.52).
Devido essa grande importância que se deve ter com os livros didáticos, foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) uma comissão que analisa e classifica os diversos livros didáticos disponíveis no mercado, verificando em que medida eles respondem às necessidades