Sociologia
1º Ano do Curso de Gestão de Recursos Humanos.
Turma RH1N4 Turno da Noite Sala F23
Trabalho de Introdução a Administração
Participantes
Elga Moreira
Emilia Cristiano
Elizangela Abano
Dúnia Henriques
Paula Pascual
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho vamos demonstrar todas as possibilidades que a aplicação das Teorias como a Administração Cientificas, T. Burocracia, T. Clássicas, T. Relações Humanas, T. Estruturalista, T. Sistemas, T. Comportamental, T. Contingência e T. Neoclássica da Administração pode nos oferecer, a busca por resultados e o pragmatismo exercido através da busca dos objetivos, afirmando a prática administrativa como uma técnica social essencial na atividade humana, e no ambiente dos negócios o meio pelo qual o administrador busca os resultados através das pessoas por ele gerenciadas. Também abordaremos os princípios básicos da organização e suas diversas formas de se organizar, considerando o paradigma da centralização e descentralização, suas vantagens e desvantagens. Espero que usufrua deste trabalho como uma leitura enriquecedora para seu entendimento sobre esta Teoria Administrativa e seus componentes.
1. Sobre a teoria da administração científica:
Teoria da Administração científica
Esta teoria teve origem na Revolução Industrial, esta traça um novo sistema produtivo, a industrialização, existiam máquinas rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manejamento das máquinas. A medida que as maquinas iam evoluindo empregavam-se mais trabalhadores mas não qualificados, com tarefas simplificadas. A tentativa de racionalizar a mão-de-obra, de substituir métodos rudimentares de trabalho por métodos científicos deu-se o nome de organização científica do trabalho.
Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem científica do trabalho, este constatou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem receber