Trabalhos
COLETA SELETIVA
1. Introdução
A atividade de coleta seletiva exerce várias funções relevantes na sociedade, instaurada em parceria com a educação e conscientização ambiental e, com base nisso, desenvolve-se este projeto.
O projeto Coletar será realizado na Rua Cambé, número 362, Bairro Aeroporto – Sete Lagoas, em parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Lagoas – ACMR, em novembro de 2012 e se estenderá a partir daí.
2. Referencial Teórico
3.1 Histórico da ACMR
Em 2001, quando foi instituído o Programa Estadual Minas sem Lixões, foi criada a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Sete Lagoas – ACMR. Esta Associação absorveu os catadores que viviam dentro do antigo lixão e reativaram sua subsistência do material potencialmente reciclável catado no lixo. Desde então, a ACMR tem a experiência de trabalhar coletando e triando o material reciclável de residências de alguns bairros da cidade.
A ACMR foi criada através do projeto Pão e Vida. No princípio a Prefeitura pagava um salário mínimo para cada associado. Com o passar do tempo e a mudança dos gestores do Município, o Projeto Pão e Vida se encerrou e foi cortado o benefício dos associados, que começaram a trabalhar para obter o próprio sustento. Após este período, a Prefeitura vem dando apoio à ACMR da seguinte forma: empréstimo do galpão, pagamento das contas de água e energia, disponibilização de um motorista e combustível, para a continuidade do trabalho.
3.2 Parceiria
Solicitou-se à AMCR um auxílio para que a execução deste projeto fosse seguramente sem falhas, uma vez que o maior problema de coleta seletiva é para onde mandar o lixo coletado.
A associação se comprometeu auxiliar, recolhendo o lixo reciclável da Rua Cambé, uma vez por semana, onde se decorrerá o projeto, e também instalou 2 tambores para recolher este lixo, no caso o úmido.
3. Público alvo
O público alvo deste projeto são crianças