A compreensão e a interpretação de textos no livro didático de português: uma análise linguística
Claudete Abreu da Silva* Marinalda da Conceição Santos **
Este artigo apresenta os elementos de uma pesquisa realizada com base em referenciais teóricos, análise de um Livro Didático de Português (LDP) e aplicação de questionários a professores da disciplina de Língua Portuguesa, mais especificamente os que trabalham nas escolas de ensino Fundamental do município de Igarapé- MIRI-PA. O objetivo dessa pesquisa é analisar como os livros didáticos vêm abordando os conteúdos trazidos pelos LDP e se as atividades propostas atendem as necessidades de aprendizagem dos alunos de acordo com o que sugere o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (PCN, 1998) para o ensino fundamental.
Palavras-chave: Livro didático de Português. Ensino. Aprendizagem. Língua Portuguesa.
MOJU
2009
Introdução As orientações que aqui serão apresentadas partiram de uma pesquisa realizada através de referenciais teóricos, análise de um livro didático de Português e entrevistas formais com professores da disciplina de Língua Portuguesa. As reflexões trazidas a partir desses instrumentos, aliaram-se à visão que se tem do ensino da Língua Portuguesa nas escolas de ensino fundamental. Uma visão de fracasso, segundo ANTUNES (2003)
Persiste o quadro nada animador (e quase desesperador) do insucesso escolar, que se manifesta de diversas maneiras. Logo de saída, manifesta-se na súbita descoberta, por parte do aluno, de que ele não sabe português, de que o português é uma língua muito difícil. Posteriormente, manifesta-se na confessada (ou velada) aversão ás aulas de português e, para alguns alunos, na dolorosa experiência da repetência