A civilização do espetaculo
Projeto Intregrador
A CIVILIZAÇÃO DO ESPETÁCULO
Uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura
Mario Vargas Llosa
1º Edição
Editora Objetiva Ltda
MARINA BALTAZAR VAZZOLER
Curso de Direito
Colatina, 30 de setembro de 2013
A Civilização do Espetáculo
O livro “A Civilização do Espetaculo” foi escrito pelo jornalista, dramaturgo, ensaísta e critico literário Mario Vargas Llosa, e é dita como uma dura radiografia do nosso tempo e da nossa cultura por seu olhar. Impresso pela Editora Objetiva, traduzido por Ivone Benedetti, e tendo sua primeira edição publicada no ano de 2013 no Rio de Janeiro, o livro trata de trazer à tona a verdadeira definição de cultura, que esta prestes a desaparecer.
Mario Vargas Llosa lecionou em diversas faculdades norte americanas e européias, foi candidato a presidente do Peru em 1990, é autor de uma extensa obra literária, recebeu o Premio Nobel de Literatura em 2010, e faz uma comparação entre o presente e o passado, tendo que nos dias de hoje ela é apenas um meio de distração e entretenimento, enquanto antes servia como mecanismo para impedir as pessoas de virarem as costas para a realidade e os problemas do mundo.
No primeiro capitulo do livro, Llosa trata a cultura mundo como algo que o faz reagir à “cultura” dominante de maneira condicionada, esta que vem imbecilizando e privando de livre-arbítrio e lucidez o ser humano. È visto com preocupação o fato de que a cultura atualmente é fundamentada no espetáculo e não mais na inteligência e no raciocínio; é mostrado como diferença entre cultura do passado e a atual o fato de que os produtos que existiam antes pretendiam transcender o tempo, durar, continuar vivos nas gerações futuras, ao passo que os produtos de hoje são fabricados para serem usados no momento e desaparecer.
Civilização do Espetáculo é esta que dá valor a ao entretenimento, à diversão, ao escapamento do tédio como paixão universal. A democratização e