Artrópodes e Cordados
I. Artrópodes
Características exclusivas: corpo segmentado, patas articuladas e exoesqueleto de quitina
Importância da ecdise: Troca de exoesqueleto para o animal crescer.
Caracterização quanto à organização corporal, número de patas e antenas: Insetos – cabeça, tórax e abdômen, 3 pares de patas e 1 par de antenas (podem ter 1 ou 2 pares de asas no tórax).Ex: Barata e gafanhoto. Aracnídeos – cefalotórax e abdômen, 4 pares de patas no cefalotórax. Ex: Aranha e escorpião. Crustáceos – cefalotórax e abdômen, 5 ou mais pares de patas, 2 pares de antenas. Ex: Camarão e siri. Quilópodes – cabeça e tronco, 1 por de patas por segmento corporal, 1 par de antenas longas. Ex: Lacraia, centopéia. Diplópodes – cabeça, tórax e abdômen, 1 par de patas em cada segmento do tórax e 2 pares em cada segmento abdominal, 1 par de antenas curtas. Ex: Piolho-de-cobra.
Circulação: O “sangue” é chamado de hemolinfa e é incolor.(Coração dorsal). Circulação ABERTA. A hemolinfa cai na hemocela (cavidade), banha os tecidos e volta ao coração, e os óstios (pequenos orifícios laterais) bombeiam a hemolinfa.
Estruturas especializadas em trocas gasosas: Crustáceos – brânquias no cefalotórax, com ajuda do pigmento respiratório hemocianina entrado na hemolinfa. Insetos e Miriápodes – traquéia ramificada com reforço de quitina em anel. O ar penetra por um orifício no tórax e no abdômen (espiráculos). O movimento de contração dos músculos renova continuamente o ar da traquéia. Aracnídeos – filotraquéias são pulmões foliáceos na região ventral do abdômen, finíssimas lâminas de tecidos molhadas pela hemolinfa (a qual contém hemocianina, pigmento respiratório). O ar penetra nos orifícios que existem no abdômen e as trocas gasosas acontecem com a ajuda da hemolinfa. E as traquéias, semelhantes as dos insetos, não dependem da hemolinfa.
Reprodução e tipos de