A Ciencia da comunica o
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS
ALUNO: Leonardo Sessi Roolaart
PROFESSOR: Júnior Alex Mulinari
A CIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO
Lajeado
28/07/2015
1 Introdução
A ciência junto à tecnologia vem cada vez mais suprindo as necessidades do homem em se comunicar e compartilhar informações. Na antiguidade eram muito mais simples as formas de comunicação, como sinais de fumaça, hastear bandeiras e diversos outros tipos de sinais simples e com baixa eficácia.
Com o passar dos anos foram inventadas diversas formas de se comunicar mais eficazes e precisas.
2 Desenvolvimento do trabalho
Código Morse
O invento que marcou e praticamente todos sabem o que é ou já ouviram falar é o Código Morse, criado por Samuel Finley Breese Morse em 1835, um código que apresenta todas as letras, números, pontos e uma série de sinais específicos usando apenas uma sequencia pontos, traços e espaços.
Estes são exemplos de como é cada código para cada letra, numero, pontos e sinais especiais:
Pode ser transmitida por:
Pulsos elétricos transmitidos em um cabo;
Ondas mecânicas (perturbações sonoras);
Sinais visuais (luzes acendendo e apagando);
Ondas eletromagnéticas (sinais de rádio)
Telegrafo
Por volta do século XIX a maneira mais rápida de comunicação a distância era o Telegrafo um aparelho que utilizava eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios.
Na Grã-Bretanha surgiram os dois primeiros telégrafos que foram inventados por volta da mesma época na década de 1830. Um dos telégrafos feito por dois cientistas usava seis fios e cinco agulhas, uma parte chamada transmissor enviava correntes elétricas através dos fios, na outra ponta, as correntes moviam as agulhas em uma parte chamada receptor, que tinha uma lamina especial em que estavam escritos letras e números, as agulhas indicavam as letras e os números para que pudessem ser