Antropologia - Direito e Linguagem
Definições:
A antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística. O termo é de origem grega e é a junção de anthropos
(“homem” ou “humano”) e de logos (“conhecimento”). A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas. Conhecimento
Homem
Sociedade
Cultura
Direito, Linguagem e Antropologia
Segundo Miguel Reale, o direito é a ordenação ética coercível, heterônoma e bilateral atributiva das relações sociais, na medida do bem comum.
Para Ottavio de Bertolis, o direito não é apenas um conjunto de regras, mas, mais profundamente, exprime um sentido destas regras, profere e conjuga, a seu próprio modo, valores comunicados e comunicáveis, e, portanto, comuns sobre os quais estas regras se fundamentam.
É coercível
Exprime sentido
É comunicado
É comunicável
Direito, Linguagem e Antropologia
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. A linguagem é instrumento do pensamento e tem como função representar as coisas.
A linguagem proposicional é o meio que torna possível a relação entre o mundo e nós, portanto, é ela quem dá o entendimento - tudo o que o homem diz, faz ou pensa está presente na linguagem. É através dela que o homem se reconhece como ser humano, mantém relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo.
Comunica
Representa
Fala, escrita
Pensamento
Proposição
Direito, Linguagem e Antropologia
Assim temos que o direito e a linguagem pressupõem antropologia, pois são próprios do homem.
Entre direito e linguagem existe um parentesco estreitíssimo, tanto é verdade que não há direito que não tenha palavra: eis o motivo por que o direito é típica e somente humano.
Tudo o que o homem diz, faz ou pensa está presente na