O que é ciências humanas
Em sentido amplo, ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas[Ref. 1].
Este artigo foca o sentido mais estrito da palavra. Embora as duas estejam fortemente interconectadas, a ciência tal como enfatizada neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental a fim de diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas
As ciências humanas ou humanidades são as disciplinas que tratam dos aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social, tais como a filosofia, sociologia, ciência política, antropologia, história, lingüística, pedagogia, economia, administração, contabilidade, geografia, direito, arqueologia, psicologia, entre outros.
Dividida em História, Pedagogia, Antropologia, Filosofia entre outras áreas, as Ciências Humanas tentam desvendar a complexidade da sociedade humana, e analizar o ser humano como indivíduo e como ser social.
Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.[1] Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicaspor geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentaçãológica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais - comoTales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras - empenhou-se em