O taylorismo
O segundo período de Taylor é marcado com o Livro Princípios de Administração Cientifico, a racionalização do trabalho deveria ser acompanhada por uma estruturação geral das empresas. Os princípios básicos da Administração cientifica são: tem que haver planejamento para aplicar os métodos científicos, selecionar trabalhadores de acordo com as suas aptidões para aumentar a produção, se o planejamento esta sendo executado, a execução tem objetivo de assegurar a distribuição das atribuições e das responsabilidades de forma disciplinada.
Fundamentos da Administração: A organização e administração deve ser analisadas segundo princípios científicos. O principal fim da Administração dever ser assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e ao empregado. Tem que haver uma identidade de interesses entre patrões e empregados. Quanto maior a produção do empregado, maior será o ganho em termos financeiros e maior o retorno para o empregador com o mínimo de custo.
Os aspectos da organização racional do trabalho: Analise do trabalho e estudo de tempos e movimentos: os movimentos inúteis eram eliminados, e os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos, para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário.
O Estudo da fadiga humana: procura eliminar os movimentos desnecessários para o desenvolvimento de uma determinada atividade, visando a diminuição dos esforços musculares.
Divisão do trabalho e especialização do operário: com a divisão do trabalho, os operários puderam se especializar a execução rotineira do mesmo trabalho. A ideia era