Antropologia - Introdução
do grego = anthropos, "homem", e logos =
,"razão"/"pensamento". E a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja,abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica.
HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA
A antropologia nasce, como Ciência, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo‡.O iluminismo foi um movimento global, ou seja,filosófico, político, social, econômico e cultural,que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.
Antropologia - definição
Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo outro. uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares,humanos.
ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS –SEC.XIX
Antropologia Evolucionista (Evolucionismo unilinear): Aplica a Teoria da Evolução na culturalidade e gera o pressuposto que o homem passaria por estágios de evolução cultural . Usa a Teoria Evolucionista de Darwin feita em “gabinetes´, sem pesquisa de campo . São estudos etnocêntricos. Etnocentrismo é um conceito antropológico,que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor, seja pela sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias,ou até mesmo por uma diferente forma de se vestir.
A cultura européia é vista como o apogeu de um processo evolucionário, em que as sociedades aborígines eram tidas como