Introdução a Antropologia
FICHA DE LEITURA
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO
A antropologia é o estudo do homem, e proporcionou á humanidade mais pesquisas e conhecimentos das mais diversas culturas do mundo. A antropologia mostrou aos homens que não existe uma única cultura e que nenhuma é superior á outra.
Os estudos sobre os homens foram iniciados somente no século XVIII, pois até então estudos do pensamento do homem sobre o homem nunca havia sido feito, tornando assim a nossa espécie algo mitológico sob nossos próprios olhares. Quando teve as primeiras descobertas sobre novos povos e culturas na época das Grandes Navegações, ocorreu uma negação em relação à cultura, hábitos e as condições humanas dos povos indígenas, africanos e outros povos.
O antropólogo francês Lévi-Strauss relata em sua obra m Raça e História (1975), tal curiosidade dos índios em conhecer e entender como funcionavam os outros povos e saber se tais eram humanos também, fazendo testes para verificar se os corpos de europeus eram iguais os deles. Porém, esta curiosidade de conhecer e estudar o que é diferente dentro os homens existe até hoje.
Em outro momento, foi pensado que índios, africanos e outros povos não apresentavam sua cultura, religião, moral, educação, etc. Porém com as teorias evolucionistas, o que antes se tratavam de povos sem culturas, posteriormente foi denominados de povos com cultura atrasada ou com falta de cultura.
O texto onde ocorre uma “conversa” entre Benjamin Franklin e um porta-voz dos índios e (cerca de 1784), mostra claramente um choque cultural e a negação em relação a cultura e educação de povos diferentes, e é isso que a Antropologia Social ou Cultural tem buscado romper ao decorrer dos séculos, pois como já foi citado, nenhuma cultura é superior a outra.
Etnografia, relativismo e o “olhar antropológico”
A antropologia moderna mediante “trabalho de campo” (fieldwork) ou