Sistema respiratorio
Centro de Ciências Sociais e Educação
Departamento de Ciências Naturais
Disciplina: Tendências no ensino de ciências
O Sistema Respiratório com ênfase nos fenômenos respiratórios: INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO
SUZY MELRY CARDOSO DOS SANTOS
O sistema respiratório com ênfase nos fenômenos respiratórios: INSPIRAÇÃO e EXPIRAÇÃO
.
* Conteúdo:
RESPIRAÇÃO: Conjunto de processos que permitem a absorção de gás oxigênio pelas células vivas e a eliminação da gás carbônico para o ambiente. É através da respiração que o corpo recebe o oxigênio de que necessita para oxidar os alimentos e obter energia para se manter vivo.
O sistema respiratório é formado pelos seguintes órgãos: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. * FOSSAS NASAIS: são duas cavidades existentes no nariz, por onde o ar penetra no nosso corpo. As fossas nasais são separadas por uma estrutura chamada septo nasal ( comunica-se com o exterior pelas narinas; coma boca e a faringe pelas coanas ). As fossas nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal que contem um conjunto de pelos e fabrica o muco, os quais atuam como filtros capazes de reter microorganismos e partículas sólidas que penetram no nariz junto com o ar. Por isso devemos inspirar pelo nariz e não pela boca: o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões mais limpo, além de filtrado, o ar também é aquecido e umidificado no nariz. Nas fossas nasais, encontra-se também as células sensoriais responsáveis pelo olfato.
* FARINGE: situada logo após a boca, ela se comunica além da boca, com as fossas nasais, com a laringe.
* LARINGE: tubo cartilaginoso situado na parte anterior do pescoço, que comunica-se com a faringe através de uma abertura chamada glote, seguida da epiglote, uma válvula que fecha completamente a glote quando engolimos um alimento. O alimento precisa passar da faringe para o esôfago, pois se passar para a laringe nos engasgamos. Na