Sgbd
1. Introdução
Definição de uma base de dados:
a) Em essência uma base de dados nada mais é que uma coleção de informações que persiste por longos períodos (Jeffrey Ullman )
b) conjunto de dados que contém informações de uma empresa em particular (Abraham Silberschatz)
c) é uma coleção de dados que descreve as atividades de uma ou mais organizações (setores) relacionadas entre si (Raghu Ramakrishnan)
d) conjunto de dados devidamente relacionados, tendo sido projetado, construído para manipular dados com propósito específico.
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) pode ser definido como um software projetado para auxiliar a criar, manter e atualizar os dados do banco de dados (Raghu Ramakrishnan);
Um sistema de banco de dados deve:
a) permitir que o usuário crie novas bases de dados e especifique seu esquema ( estrutura lógica dos dados), usando uma linguagem especializada chamada data definition language - DDL.
b) oferecer ao usuário a capacidade de consultar (query) os dados de uma base de dados e modificá-los, usando uma linguagem apropriada frequentemente chamada de query language ou data manipulation language.
c) suportar o armazenamento de grande quantidade de dados por longos períodos de tempo, mantendo os dados seguros de acidentes e acesso não autorizado e garantindo acesso eficiente aos dados através de consultas e modificações à base de dados.
d) Controlar os acessos simultâneos aos dados de tal forma a evitar que ações de um usuário afete outros e que haja corrupção acidental dos dados.
2. Arquitetura de um SGBD
modificação dos consultas modificações dos dados esquemas
1.2.1 Processador de consultas
É responsável por transformar uma consulta ou modificação solicitados pelo usuário em uma sequência de operações a serem executadas sobre os dados de uma base de dados. O