A cidade antiga fichamento
Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
Curso de Direito
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Jurídico
Profª. Ms. Ionete de Magalhães Souza
Acadêmico:
FICHAMENTO
COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. (Título original: La cité antique. Traduzido por Jean Melville). 2.ed, São Paulo (SP): Martin Claret, 2001.
Fustel de Coulanges em sua obra, estuda e retrata com minunciosos detalhes a evolução política e social das antigas civilizações greco-romanas, dando um singular detaque às suas crenças religiosas que durante séculos formaram a base da constituição familiar e do direito dessas sociedades.
A obra é dividida em cinco livros e ao decorrer dos livros é analisado o florescimento, ascenção e queda dessa religião.
O primeiro livro intitulado ''Crenças antigas'' é subdividido em quatro capítulos e entre outros assuntos, relata os rituais fúnebres prestado pelos antigos aos antepassados mortos que eram considerados deuses e a eles eram oferecidos banquetes. Acreditavam que depois de morto a alma não se separa do corpo permanecendo enterrada junto a ele, daí a necessidade de lhes serem oferecido banquetes junto ao túmulo. Esta religião dos mortos parece ter sido a mais antiga entre os homens. Antes de conceber e de adorar Indra ou Zeus, o homem adorou os seus mortos; teve medo deles e dirigiu-lhes preces. Parece ser essa a origem do sentimento religioso.(26)
O fogo foi também adorado, era visto como algo divino, prestavam-lhe verdadeiro culto, faziam preces e lhe ofereciam flores, frutas, vinhos, tudo que julgavam agradar a um deus. Todo lar deveria abrigar um altar e era obrigação do dono da casa manter o fogo sempre aceso pois ''grande desgraça seria para a casa se o fogo se extinguisse''. (p.26)
Cada família tinha seu túmulo, onde estavam seus mortos repousando juntos. Excluia-se qualquer estrangeiro que não fizesse parte da família dos rituais e das cerimônias. O culto era