FICHAMENTO A CIDADE ANTIGA
UNIAO DAS INTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
THAYNARA DOS SANTOS OLIVEIRA
FICHAMENTO DA OBRA
A CIDADE ANTIGA
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação do 1º bimestre, à disciplina Introdução e Estudo do Direito.
MIRASSOL, 2014
A CIDADE ANTIGA
A alma não se separava do corpo, mais quando morriam ia junto na sepultura. (p. 14).
Os mortos eram considerados deuses, eram venerados. (p.21).
O fogo era sagrado, e todo chefe de familia tinha a obrigação de não deixar o fogo apagar. (p.26) .
Todas as familias faziam culto, uma diferente da outra, e eram apenas celebrados por familiares,sendo assim o fogo nunca era visto por estranhos. (p. 40).
Em dias especiais para cada religião, os vivos visitavam seus antepassados, oferecendo-lhes comidas, derramando vinho e leite, em troca pediam proteção e terras férteis. (p. 44).
Quando uma mulher é pedida em casamemto ela deixa sua religiao de origem para seguir de seu marido, pois não se pode invocar dois espiritos, e a mulher passa a não ter mais nada com a religião dos pais. (p.46).
Para dar continuidade a familia o culto domestico alem de dar divorcio em caso de homens que não podem ter filhos, tambem davao o direito de adotar, e quando nasciam meninas elas não eram desejadas, porque sempre quem continuava o culto eram os filhos homens. (p.52).
Como na religião, cada familia tem sua propriedade, elas fixam por um determinado periodo em uma terra e com o tempo se tornam seus domicilios. (p.67).
Se um pai de familia morresse deixando apenas uma filha, seu parente mais proximo herdava tudo, e era obrigado a casar a orfã, assim o escolhidodo herdeiro se tornaria o filho tao esperado e continuava o culto. (p.87).
As familias começavam a se isolar entre raças, confinadas num circulo restrito, onde todos pensavam iguais. (p.108)
Gens era um corpo constituido pela aristocracia, onde sua organização