Fichamento Cidade Antiga
FICHAMENTO: CIDADE ANTIGA
Trabalho de fichamento apresentado ao Curso de Direito da FAMMA – Faculdade Metropolitana de Maringá, como requisito à obtenção do título de Bacharel.
Docente:
Prof(a). Leticia Rosa
MARINGÁ
2014
COULANGES, Fustel de. A Cidade Antiga. Trad. De Jonas Camargo Leite e Eduardo Fonseca. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
CIDADE ANTIGA
Este Livro vai demonstrar os princípios e regras que governaram as sociedades grega e romana. Estes dois povos, possuem instituições comuns e atravessaram revoluções semelhantes. Será relatado as diferenciações destes povos antigos das sociedades modernas. Além de relacionar o legado sócio-cultural que estes povos nos deixaram, e algumas semelhanças ainda existentes, ao que ainda conservamos deles. Este livro apontará sobre os erros de interpretação cometidos ao se estudar estas civilizações. Muitas vezes as instituições das cidades antigas foram mal observadas. Um exemplo seria a visão errônea sobre a liberdade entre os antigos, o que põe em perigo a liberdade entre os modernos. Uma das grandes problemáticas citada é o hábito equivocado de a sociedade moderna ter sempre diante dos olhos a antiguidade greco-romana.
O livro propõe que se estude estas civilizações, sem pensar no atual, como se fossem completamente desconhecidos, com um caráter absolutamente inimitável. E demonstra que as regras que governaram essas sociedades na antiguidade, não podem mais se dirigir a humanidade. Pela razão de que grandes transformações ocorreram nas sociedades atuais, ou seja, a inteligência do homem evoluiu e consequentemente as instituições e leis acompanharam estas transformações.
O livro retratará a história da Grécia e de Roma, e testemunhará a estreita relação que existe entre as ideias da inteligência humana e o estado social de um povo. Tentará explicar o antigo direito privado: em Corinto e em Tebas, a proibição de vender